Receba nossas novidades:

| as ilhas do arquipélago

O Arquipélago de Ilhabela constitui a Estância Balneária de Ilhabela, único município-arquipélago marinho brasileiro, formado pelas ilhas dos Búzios, da Vitória, dos Pescadores e a de São Sebastião, terceira maior ilha marítima do Brasil e equivocadamente chamada de Ilhabela.
Completam o Arquipélago os ilhotes da Prainha (também conhecido como do Julião), das Cabras, da Serraria, do Ribeirão (ou dos Castelhanos), da Lagoa, das Galhetas (Grande e Pequeno), da Figueira, Codó, Sumítica e das Cabras (este, perto da Ilha da Vitória), além de inúmeras lajes e parcéis. No total, o Arquipélago possui 349,98 km² de área.
A Ilha de São Sebastião, 3ª maior ilha marítima do Brasil, possui 339 km² de área, 136,5 km de perímetro, 27,98 km de comprimento e 21,1 km de largura. A menor circum-navegação da Ilha exige 85,5 km de navegação.
Dos cerca de 29.638 moradores fixos que vivem em Ilhabela, 96,4% vivem à oeste da Ilha de São Sebastião e cerca de 899 moradores em 14 comunidades caiçaras, algumas em ilhas distantes como a da Vitória, que está a 42 km por mar desde o píer da praia do Perequê.
Cerca de 84% do Arquipélago são protegidos pelo PEIb - Parque Estadual de Ilhabela e seu litoral (fora o Canal de São Sebastião) faz parte do Setor Maembipe da APA Marinha do Litoral Norte, rico berçário de vida marinha.

* Levantamentos de março de 2012

Viagens Ecológicas e Culturais é a primeira coleção com padrão internacional sobre pólos ecoturísticos brasileiros. Fruto de 25 meses de acurada pesquisa e árduo trabalho de campo, o volume Ilhabela representa o mais completo e preciso inventariado da oferta turística e das potencialidades deste arquipélago. Saiba Mais!

© 2009 - 2013. Viagens Ecológicas e Culturais - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site. Segurança e Privacidade

Desde 1995 em prol do Ecoturismo e das Atividades ao Ar Livre no Brasil Desenvolvido por PHOTOVERDE + Kaique Lupo

^ Voltar ao Topo