Receba nossas novidades:

publicidade (passe o mouse)

| sobre Ilhabela

Ilhabela esbanja encantos.
Após abrigar povos pré-coloniais, índios, colonizadores europeus, piratas e escravos, além de ruínas de antigos engenhos, cemitérios e de um forte erigido para repelir ataques piratas, a região apresenta prédios históricos tombados pelo CONDEPHAAT e alguns dos principais sítios arqueológicos do estado.
Único município-arquipélago marinho brasileiro, o Arquipélago de Ilhabela é formado pelas ilhas de São Sebastião (popularmente chamada de Ilhabela), dos Búzios, da Vitória e dos Pescadores, por onze ilhotes e dezenas de lajes e parcéis, que juntos formam a Estância Balneária de Ilhabela.
Com cerca de 84% de seu território protegidos pelo Parque Estadual de Ilhabela, foi declarada pela UNESCO parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, com a maior área insular deste bioma do país, incluindo espécies raras e endêmicas da região. Com mais de 300 espécies, é considerada Área Importante para a Conservação das Aves pela BirdLife International.
Uma das maiores ilhas do Brasil, com o maior número de cachoeiras (38 catalogadas, uma dentre as maiores quedas do país.) e segunda em número de praias (73), a Ilha de São Sebastião abriga as dez maiores montanhas insulares do país, com picos com mais de 1.300 metros. 
Verdadeiro éden para amantes da natureza e da Aventura, Ilhabela possui uma das maiores potencialidades ecoturísticas do planeta, abriga um dos maiores conjuntos de grutas submarinas, uma das maiores cavernas de granito e alguns dos melhores pontos de mergulho, velejo e escalada com proteção móvel do Brasil. Território insular com o maior número de naufrágios do país, apresenta ainda praias consideradas das mais belas do mundo, dezenas de quilômetros de trilhas, poços cristalinos, ótimas ondas, vilas caiçaras, árvores enormes, charmosas hospedagens e requintada gastronomia.

LOCALIZAÇÃO
Litoral Norte do Estado de São Paulo, Região Sudeste do Brasil, Latitude entre 23º 43’ 20” S e 23º 58’ 05” S e Longitude entre 45º 00’ 25” O e 45º 27’ 43” O.

MEDIDAS
A Ilha de São Sebastião, 3ª maior ilha marítima do Brasil, possui 339 km² de área (o Arquipélago 349,98 km²), 136,5 km de perímetro (menor circum-navegação = 85,5 km), 27,98 km de comprimento e 21,1 km de largura. Está separada do continente pelo Canal de São Sebastião, chamado de Toque-Toque até início do século XX, com 22,8 km de extensão, largura entre 1,8 e 9,7 km e até 42 m de profundidade.

POPULAÇÃO
Cerca de 29.638 moradores fixos em Ilhabela - 96,4% vivendo à oeste da Ilha de São Sebastião - e uma população flutuante com cerca de 100 mil pessoas nos meses de verão. Cerca de 899 moradores vivem em 14 comunidades caiçaras, algumas em ilhas distantes*.

RELEVO E VEGETAÇÃO
A Ilha de São Sebastião é um dos mais importantes maciços de rochas alcalinas do país, formada por rochas granito-gnáissicas (do surgimento da Terra) e eruptivas alcalinas. Abriga a maior quantidade de montanhas com mais de mil metros (o Pico do Baepi, 1.017 m, é a mais famosa e visitada) e a mais alta de uma ilha brasileira, o Pico de São Sebastião (com cerca de 1.375 m). Também formada por morros, colinas, afloramentos rochosos e planícies, seu entorno apresenta costões rochosos, 73 praias e uma das maiores grutas de granito do Brasil. Valiosa reserva biológica, é coberta pela Mata Atlântica, com predomínio da Floresta Ombrófila Densa associada a Campos e Savanas de topos de morros, restingas e mangues. Dezenas de córregos e centenas de nascentes formam várias microbacias hidrográficas.

CLIMA
Tropical, quente e úmido. Temperatura média anual: 22 à 24,8 ºC (água do mar: 22 ºC). Julho é o mês mais frio e seco e o período entre dezembro e fevereiro é o mais chuvoso e quente (máxima de 38 ºC).

* Dados produzidos em março de 2012 pelo portal Viagens Ecológicas e Culturais após 24 meses de meticulosa pesquisa e árduo trabalho de campo. Saiba mais!

Viagens Ecológicas e Culturais é a primeira coleção com padrão internacional sobre pólos ecoturísticos brasileiros. Fruto de 25 meses de acurada pesquisa e árduo trabalho de campo, o volume Ilhabela representa o mais completo e preciso inventariado da oferta turística e das potencialidades deste arquipélago. Saiba Mais!

© 2009 - 2013. Viagens Ecológicas e Culturais - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site. Segurança e Privacidade

Desde 1995 em prol do Ecoturismo e das Atividades ao Ar Livre no Brasil Desenvolvido por PHOTOVERDE + Kaique Lupo

^ Voltar ao Topo