Receba nossas novidades:

| praias da barra velha

No passado uma extensa praia com cerca de 7 km se estendia desde o píer da balsa até a atual prainha do Saco do Indaiá, após a Vila.
Com o avanço do mar e a urbanização, hoje ela é dividida em várias praias. 
Porta de entrada do turismo em Ilhabela, a região da Barra Velha abriga 4 delas, todas sob influência de um manguezal, responsável pelo equilíbrio da biodiversidade no Canal de São Sebastião, e do Córrego da Água Branca, um dos maiores do arquipélago.
A importância deste estuário é apontada desde o século XVI, textos relatam índios pescando “12 mil peixes grandes” na barra deste rio durante o período de desova, com a ajuda do caldo atordoante do cipó timbó.
São as praias de menor interesse turístico de Ilhabela, com águas turvas, fundos lodosos e muitos sedimentos, mas rendem ótimas fotos: mar calmo, canoas coloridas, barcos de pesca e muitos pássaros e caranguejos na maré baixa.
A primeira praia é pitoresca, ao lado do Terminal de Ônibus do píer da balsa, junto a um fragmento de mangue, com altos coqueiros, repleta de apetrechos de pescadores e com uma marina junto à foz do Córrego. Possui cerca de 300 metros, mas na maré alta se divide em duas pequenas praias.
Com aparência selvagem, a segunda praia (231 m) encontra-se recuada na outra margem do Córrego, com vegetação que une espécies de mangue e Mata Atlântica e uma garagem náutica a nordeste.
A terceira (39 m) fica em frente a esta garagem e a quarta (52 m) possui água mais clara e fica escondida entre uma pousada e outra marina.

Viagens Ecológicas e Culturais é a primeira coleção com padrão internacional sobre pólos ecoturísticos brasileiros. Fruto de 25 meses de acurada pesquisa e árduo trabalho de campo, o volume Ilhabela representa o mais completo e preciso inventariado da oferta turística e das potencialidades deste arquipélago. Saiba Mais!

© 2009 - 2013. Viagens Ecológicas e Culturais - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site. Segurança e Privacidade

Desde 1995 em prol do Ecoturismo e das Atividades ao Ar Livre no Brasil Desenvolvido por PHOTOVERDE + Kaique Lupo

^ Voltar ao Topo