Receba nossas novidades:

publicidade (passe o mouse)

| volta da ilha

A Volta de Ilhabela é fantástica. É uma das maiores travessias do litoral brasileiro e considerada por muitos como uma das mais lindas e duras trilhas do país.
Caminho histórico usado por caiçaras há mais de um século, provavelmente tem origem em trilhas de antigos colonizadores, escravos e talvez até índios.
Contorna a Ilha de São Sebastião* por sua costa oceânica, do Borrifos até a Ponta das Canas (67 km – 5 a 7 dias), interligando comunidades isoladas, belas praias, ruínas históricas, antigos faróis, cachoeiras entre a mata e altos mirantes.
Mas apesar de sua grandiosa beleza, não é uma caminhada para qualquer um. Principalmente pelo seu pouco uso, a trilha não é sinalizada e apresenta trechos confusos, acidentados e expostos, com alguns longos trechos de mata fechada e de difícil navegação, incluindo horas de “rasgação” por bambuzal, labirinto de gretas, etc.
Até 2012, esta espetacular trilha era considerada proibida e mantinha trechos interditados por décadas. Após a apresentação de documentos e uma série de argumentações que provam que tal trilha não poderia estar fechada à sociedade, felizmente este magnífico caminho histórico e turístico foi oficialmente liberado para publicação e uso pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, responsável pela administração do Parque Estadual de Ilhabela.
Lentamente este importante caminho histórico está sendo reaberto exatamente sobre o seu traçado original – pesquisas identificaram a trilha imortalizada em um mapa de 1912. 
Devido a sua extensão e alto grau de dificuldade, principalmente para garantir maior segurança e menor impacto ambiental, recomenda-se que esta trilha seja percorrida apenas por aventureiros experientes, preferencialmente acompanhados por alguma das raras pessoas que conheça todo o percurso.

* Popularmente chamada de Ilhabela, a Ilha de São Sebastião é a maior ilha do Arquipélago de Ilhabela. 

ABAIXO AS TRILHAS DE ILHABELA QUE JUNTAS FORMAM A TRAVESSIA VOLTA DA ILHA, com dados sobre extensão, tempo médio, grau de dificuldade e principais atrativos de cada trilha:

T4 – Trilha do Bonete: 13,3 km / 4h30 / Difícil / cachoeiras, mirantes, Buraco do Cação, rio do Areado, Capela de Santa Verônica e Poço Fundo;
T5 - Bonete - Enchovas: 3,6 km / 1h / Fácil / mirantes para as praias do Bonete e das Enchovas;
T6 - Enchovas - Indaiaúba: 3,1 km / 1h20 / Fácil / mirante para a Laje do Carvão e cachoeirinha na praia;
T7 - Indaiaúba - Castelhanos: 7,4 km / 4h20 / Moderada / mirante, cachoeirinhas e praias Vermelha e Mansa;
T8 - Castelhanos (Canto da Lagoa) – Eustáquio: 7,4 km / 8h / Muito difícil / mirante do Gato, poços para banho (dos Gatos, da Laje e da Laje Preta) e ruínas da Fazenda da Laje Preta;
T9 -  Eustáquio – Serraria: 3,6 km / 1h30 / Fácil / mirantes, praias das Guanxumas e da Caveira, Poço da Nega e ruínas da serraria;
T10 – Serraria - Poço: 7,6 km / 10h / Muito difícil / praia da Riscada, cachoeirinhas, farol e morro do Eixo;
T11 - Poço - Jabaquara: 11,9 km / 4h30 / Moderada / poço e cachoeira do Poço;
T13 - Jabaquara – Ponta das Canas: 7,4 km / 2h / Moderada / mirantes do Jabaquara e do mar, praia da Pacuíba, ruínas do Forte e do Farolete da Ponta das Canas.

OBSERVAÇÕES: T1 a T13 é uma nomenclatura adotada pelo portal www.viagensecologicas.com.brT4 é uma trilha oficial do Parque Estadual de Ilhabela; distâncias medidas com GPS sem o acréscimo de 0 a 4% ocasionado pelo desnível das trilhas citadas; alguns dos atrativos citados são afastados da trilha principal; para informações sobre outras trilhas de Ilhabela, clique aqui.

Viagens Ecológicas e Culturais é a primeira coleção com padrão internacional sobre pólos ecoturísticos brasileiros. Fruto de 25 meses de acurada pesquisa e árduo trabalho de campo, o volume Ilhabela representa o mais completo e preciso inventariado da oferta turística e das potencialidades deste arquipélago. Saiba Mais!

© 2009 - 2013. Viagens Ecológicas e Culturais - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site. Segurança e Privacidade

Desde 1995 em prol do Ecoturismo e das Atividades ao Ar Livre no Brasil Desenvolvido por PHOTOVERDE + Kaique Lupo

^ Voltar ao Topo