Receba nossas novidades:

publicidade (passe o mouse)

| trilhas

O potencial da Ilha de São Sebastião* para caminhada é fantástico. Apesar de poucas trilhas estarem estruturadas ou oficialmente abertas ao turismo, a Ilha possui mais de 196 km de trilhas incríveis.
Algumas são tranquilas, para turistas de qualquer idade e experiência, como a Trilha da Água Branca - de fácil acesso e com boa estrutura.
Outras são longas e difíceis, percorridas por aventureiros experientes ou com a ajuda de guias, como a clássica Volta da Ilha, uma das maiores travessias do litoral brasileiro, considerada por muitos como uma das mais lindas e duras trilhas do país. Caminho histórico usado por caiçaras há mais de um século (consta em um mapa de 1912), provavelmente tem origem em trilhas de antigos colonizadores, escravos e talvez até índios. Contorna a Ilha por sua costa oceânica, do Borrifos até a Ponta das Canas (67 km - 5 dias), interligando comunidades isoladas, belas praias, ruínas históricas, antigos faróis, cachoeiras entre a mata e altos mirantes (Atenção: esta trilha possui trechos perigosos e de complexa navegação por mata fechada. Recomendada apenas sob companhia de guia que conheça todo o percurso).
Destaque também para as trilhas do Pico do Baepi, do Bonete, das Cachoeiras, da Estrada Parque dos Castelhanos e do Pico de São Sebastião.
Muitas trilhas não são sinalizadas e possuem trechos confusos, acidentados ou expostos. Para maior segurança e menor impacto ambiental, algumas devem ser feitas com monitores credenciados pelo PEIb – Parque Estadual de Ilhabela e Prefeitura.
Agende uma trilha no Parque Estadual de Ilhabela ou procure agências ou a associação de monitores para conhecer de perto as belezas naturais de Ilhabela.

* Popularmente chamada de Ilhabela, a Ilha de São Sebastião é a maior ilha do Arquipélago de Ilhabela.

PRINCIPAIS TRILHAS DE ILHABELA, com dados sobre Distância, Tempo, Nível e Atrativos da trilha:

T1 - Itaguassú – Pico do Baepi (ida e volta): 7,2 km / 6h / Difícil / mirante (1.017 m) com vista para o mar;
T2 - Trilha da Água Branca (ida e volta): 3,7 km / 2h / Fácil / poços para banho e área para piquenique;
T3 - Estrada Parque dos Castelhanos: 15,5 km / 4h / Difícil / mirante para a Baía dos Castelhanos;
T4 – Trilha do Bonete: 13,3 km / 4h30 / Difícil / cachoeiras, mirantes, Buraco do Cação, rio do Areado, Capela de Santa Verônica e Poço Fundo;
T5 - Bonete - Enchovas: 3,6 km / 1h / Fácil / mirantes para as praias do Bonete e das Enchovas;
T6 - Enchovas - Indaiaúba: 3,1 km / 1h20 / Fácil / mirante para a Laje do Carvão e cachoeirinha na praia;
T7 - Indaiaúba - Castelhanos: 7,4 km / 4h20 / Moderada / mirante, cachoeirinhas e praias Vermelha e Mansa;
T8 - Castelhanos (Canto da Lagoa) – Eustáquio: 7,4 km / 8h / Muito difícil / mirante do Gato, poços para banho (dos Gatos, da Laje e da Laje Preta) e ruínas da Fazenda da Laje Preta;
T9 -  Eustáquio – Serraria: 3,6 km / 1h30 / Fácil / mirantes, praias das Guanxumas e da Caveira, Poço da Nega e ruínas da serraria;
T10 – Serraria - Poço: 7,6 km / 10h / Muito difícil / praia da Riscada, cachoeirinhas, farol e morro do Eixo;
T11 - Poço - Jabaquara: 11,9 km / 4h30 / Moderada / poço e cachoeira do Poço;
T12 – Jabaquara - Fome: 4 km / 1h30 / Moderada / casarão histórico;
T13 - Jabaquara – Ponta das Canas: 7,4 km / 2h / Moderada / mirantes do Jabaquara e do mar, praia da Pacuíba, ruínas do Forte e do Farolete da Ponta das Canas.

OBSERVAÇÕES: T1 a T13 é uma nomenclatura adotada pelo portal Viagens Ecológicas e Culturais; T1T2T3 T4 são trilhas oficiais do Parque Estadual de Ilhabela;distâncias medidas com GPS sem o acréscimo de 0 a 4% ocasionado pelo desnível das trilhas citadas; alguns dos atrativos citados são afastados da trilha principal; para informações sobre acesso às cachoeiras, clique aqui.

Viagens Ecológicas e Culturais é a primeira coleção com padrão internacional sobre pólos ecoturísticos brasileiros. Fruto de 25 meses de acurada pesquisa e árduo trabalho de campo, o volume Ilhabela representa o mais completo e preciso inventariado da oferta turística e das potencialidades deste arquipélago. Saiba Mais!

© 2009 - 2013. Viagens Ecológicas e Culturais - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site. Segurança e Privacidade

Desde 1995 em prol do Ecoturismo e das Atividades ao Ar Livre no Brasil Desenvolvido por PHOTOVERDE + Kaique Lupo

^ Voltar ao Topo