Receba nossas novidades:

publicidade (passe o mouse)

| grutas da ilha dos búzios

Presente para os mergulhadores aficionados em penetrações, em 2010 foi descoberta no Arquipélago de Ilhabela uma das maiores concentrações de passagens submarinas da costa do Brasil, em uma zona com inúmeras pedras enormes que formam um incrível sistema de grutas, salões, fendas e passagens que chegam a criar labirintos.
A formação principal é uma laje gigante com cerca de 600m2 sustentada sobre várias pedras menores que formam uma espetacular fenda horizontal com pouco mais de um metro de altura.
Capaz de abrigar até quatro mergulhadores juntos, o ambiente é fechado como uma gruta, mas com saídas laterais que diminuem o confinamento.
O início desta passagem está a uns 10 metros de profundidade e após uns 100 metros de penetração em declive chega-se a um parcel a 18 metros.
Durante o percurso feixes de luz entram pelas fendas criando uma visão inesquecível, com muitos peixes e outros animais marinhos entre dezenas de belas passagens - grandes raias, tartarugas, sargos, frades, cocorocas, etc.
Outro local fantástico é um cânion em uma passagem secundária, com um poço profundo de onde partem novos túneis extensos.
Azulado e geralmente calmo, o mar no local possui ótima transparência, com o leito de algumas grutas forrado com restos de conchas, calcário que ajuda a clarear a água.
Indicada para aventureiros, a região guarda muita coisa a ser explorada.

Localização: oeste da Ilha dos Búzios (23º 48’ 17.34” S e 45º 09’ 25.50” O).
Condições de fundeio: abrigado dos ventos SE, E, NE e N.                               
Profundidade: 8 a 30 m.                                                    
Visibilidade: 6 a 15 m.                                                                                                   
Nível: Avançado.

OBSERVAÇÕES: 1- A localização pode variar conforme o número de satélites captado ou o Datum de cada GPS; 2- colabore com a subsistência das comunidades caiçaras, afaste-se das redes de pesca e dos pesqueiros tradicionais; 3- respeite as restrições de pesca e caça submarina.

Viagens Ecológicas e Culturais é a primeira coleção com padrão internacional sobre pólos ecoturísticos brasileiros. Fruto de 25 meses de acurada pesquisa e árduo trabalho de campo, o volume Ilhabela representa o mais completo e preciso inventariado da oferta turística e das potencialidades deste arquipélago. Saiba Mais!

© 2009 - 2013. Viagens Ecológicas e Culturais - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site. Segurança e Privacidade

Desde 1995 em prol do Ecoturismo e das Atividades ao Ar Livre no Brasil Desenvolvido por PHOTOVERDE + Kaique Lupo

^ Voltar ao Topo