Receba nossas novidades:

| parque estadual

Cerca de 84% do Arquipélago de Ilhabela estão protegidos pelo PEIb - Parque Estadual de Ilhabela (Decreto n° 9.414/77).
Criado em 1977, o Parque contribuiu para a fantástica recuperação de boa parte da floresta da Ilha de São Sebastião* que havia sido degradada após 350 anos de agricultura.
Hoje, mais de 85% da Ilha é coberta pela Mata Atlântica, um dos biomas tropicais mais ameaçados e de maior biodiversidade do planeta. Trata-se nada menos que a maior área insular remanescente da Mata Atlântica do país, responsável pelo maior aporte de água doce das ilhas marítimas brasileiras, com centenas de nascentes, algumas entre as raras sem interferência humana até a foz.
A Ilha compõe o mais importante maciço de rochas alcalinas do Brasil, abrigando a maior quantidade de montanhas com mais de mil metros e a mais alta de uma ilha brasileira, o Pico de São Sebastião (com cerca de 1.375 m). Seu relevo de características únicas apresenta morros, colinas, afloramentos rochosos, planícies, praias, costões rochosos e belas paisagens com alto potencial científico, turístico e educacional.
Administrado pela Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o PEIb é reconhecido pela UNESCO como núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, tombada pelo CONDEPHAAT.
Com espécies raras, endêmicas e em extinção, sua flora apresenta desde microestruturas delicadas até árvores centenárias gigantes e sua fauna abriga 51 espécies de mamíferos, 41 de anfíbios, 39 de répteis, 26 de cobras e 14 de peixes da Mata Atlântica (de água doce).
Considerada Área Importante para a Conservação de Aves pela BirdLife International, Ilhabela possui mais de 300 aves registradas, incluindo marinhas migratórias e espécies endêmicas da Mata Atlântica (espécies levantadas em 2011).
A Sede do PEIb fica na Vila, no prédio da antiga Cadeia e Fórum, aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. No local funciona um centro de visitantes com exposições sobre a história e a biodiversidade de Ilhabela.
O PEIb possibilita várias atividades aos visitantes, algumas que podem ser monitoradas mediante agendamento.
No início da Estrada Parque dos Castelhanos há uma guarita que dá acesso à Trilha da Água Branca, um dos principais atrativos do parque.

ÁREA DO PARQUE
Os limites do PEIb começam a partir dos 200 metros de altitude no Canal (entre as pontas da Sela e das Canas); dos 100 metros entre a Ponta da Sela e a praia da Indaiaúba e entre a Ponta das Canas e a Ponta do Costão; e do nível do mar no sudeste da Ilha, entre as pontas Grande e do Costão.
As demais ilhas, ilhotes e lajes do Arquipélago estão totalmente inseridas no parque, incluindo algumas comunidades caiçaras e a praia da Figueira e as charmosas prainhas do Codó e das Galhetas.

* Popularmente chamada de Ilhabela, a Ilha de São Sebastião é a maior ilha do Arquipélago de Ilhabela.

Viagens Ecológicas e Culturais é a primeira coleção com padrão internacional sobre pólos ecoturísticos brasileiros. Fruto de 25 meses de acurada pesquisa e árduo trabalho de campo, o volume Ilhabela representa o mais completo e preciso inventariado da oferta turística e das potencialidades deste arquipélago. Saiba Mais!

© 2009 - 2013. Viagens Ecológicas e Culturais - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site. Segurança e Privacidade

Desde 1995 em prol do Ecoturismo e das Atividades ao Ar Livre no Brasil Desenvolvido por PHOTOVERDE + Kaique Lupo

^ Voltar ao Topo